domingo, 16 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA



Meu Primeiro Beijo




Antonio Barreto







É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
 
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
 
"Você é a glicose do meu metabolismo.
 
Te amo muito!
 
Paracelso"
 
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
 
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
 
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
 
Mas ele continuou:
 
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
 
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
 
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
 
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
 
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
 
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

 

Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430


Sequência didática de leitura – Meu primeiro beijo, Antonio Barreto

Público alvo: 9º ano EF

1.      Ativação de conhecimentos prévios / checagem de hipóteses:

a)   Vocês conhecem este autor? O que vocês já leram dele?

b)  Pelo título o que vocês esperam do texto?

c)   Vocês já vivenciaram esta experiência? Como foi? Em caso contrário, quais são suas expectativas?

·           O professor também pode contar a sua experiência.

 
2.     Localização e comparação de informações e generalizações (Leitura compartilhada)

a)   Grife os conhecimentos científicos que o texto traz sobre o beijo.  Estas informações aparecem da fala da personagem masculina, o que é possível afirmar sobre o seu perfil?

b)  Será que o primeiro beijo é uma experiência que guardamos para o resto de nossas vidas?

 
3.     Inferências locais:

a)     Por que o apelido do garoto era cultura inútil?

b)     O que ele quis dizer com a declaração de amor: “Você é a glicose do meu metabolismo”?

c)      Por que ele assinou o bilhete como “Paracelso”?

d)     Pelo contexto, que significado vocês atribuiriam à palavra “perdigotos”?

Inferências globais:

a)   Grife os termos que se referem ao garoto. Que perfil da personagem é possível traçar a partir das escolhas destas palavras e das figuras utilizadas como a ironia e a metáfora?

 
4.     Recuperação do contexto de produção / finalidades e metas da atividade de leitura

a) Que tipo de texto é este?

b) Qual é a sua função social?

c) Onde ele costuma ser veiculado?

d) Qual é o perfil do leitor a que ele se destina?

e) Vocês se identificam com o tema do texto? Qual é a opinião de vocês sobre este assunto?

 
5.     Intertextualidade

a)     Você se lembrou de outros textos ou imagens que tratam deste assunto?

b)     Indicar ou levar para classe:
  • Soneto de Fidelidade, Vinicius de Moraes
  • O primeiro beijo, Clarice Lispector
  • Quadro de Gustav Klimt
  • Foto de soldado beijando uma enfermeira – 2ª Guerra Mundial
  • Filme ABC do amor
  • Conto de Verão nº 2: Bandeira Branca, Luís Fernando Veríssimo






http://trombadeelefante.blogspot.com/2013/01/o-beijo-de-gustav-klimt.html



http://www.eusoqueriaumcafe.com/2010/08/com-todas-as-letras.html


6.     Extrapolando o texto

a)        Discutir a importância do beijo há algumas décadas e no século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário